israel avalia proposta de trem ligando Gaza à Cisjordânia

Arquivado em:
Publicado Terça, 25 de Janeiro de 2005 às 07:58, por: CdB

Israel está avaliando uma proposta para ligar a Faixa de Gaza e a Cisjordânia por um trem, que permitiria aos palestinos viajarem entre os territórios sem apresentar uma ameaça de segurança, disseram fontes políticas nesta terça-feira.

Elas disseram que o vice-primeiro-ministro Sharon Peres planeja pedir ao Banco Mundial que ajude a levantar fundos para o projeto, se for aprovado, encarando a ligação por trem como uma maneira de conter as acusações de que Israel vai isolar os palestinos de Gaza quando deixar a faixa ocupada neste ano.

Autoridades israelenses e palestinas não puderam ser encontradas para comentar a proposta, que parece ser uma repetição da estrada de "passagem segura" entre a Cisjordânia e Gaza que fazia parte dos acordos de paz do Oriente Médio em 1993.

Essa estrada foi fechada logo após a paralisação das negociações e do levante palestino em setembro de 2000, com autoridades israelenses mostrando preocupação de que ela pudesse ser usada para explosões suicidas.

- Um trem é uma alternativa ideal, já que os terroristas não podem entrar e sair onde quiserem -disse uma fonte política. A linha de trem teria pelo menos 100 quilômetros.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo