Israel apresenta robô portátil para substituir soldados

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 8 de março de 2007 as 22:06, por: cdb

Uma companhia de equipamentos militares de Israel revelou na quinta-feira um robô portátil capaz de ingressar em zonas de combate perigosas sozinho e atacar os inimigos. O robô é equipado com uma pistola automática e granadas.

O VIPeR, do tamanho de uma televisão pequena, foi inventado como parte dos esforços de Israel para desenvolver armamentos que reduzam riscos a seus soldados em combates corpo a corpo contra militantes palestinos ou do grupo libanês Hezbollah.

A fabricante da máquina, Elbit Systems, disse que o tamanho reduzido do VIPeR e suas esteiras duplas permitem que o robô se locomova por escadas, escombros, corredores escuros, cavernas ou túneis estreitos.

Além de funções de detector e de desarmamento de bombas, o VIPeR pode transportar uma pistola automática ou plantar uma granada. As armas podem ser guiadas por uma câmera de vídeo embutida no robô.

Segundo a Elbit, que tem relacionamento próximo com o Ministério de Defesa, Israel planeja usar o VIPeR em suas unidades de infantaria após testes de campo. O robô também pode interessar forças policiais de outros países ou tropas dos Estados Unidos no Iraque e Afeganistão.