Israel apresenta o 1º protesto formal por violação da trégua

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 3 de julho de 2003 as 04:28, por: cdb

Israel apresentou, nesta quinta-feira, o primeiro protesto formal desde o início da trégua decretada pelos principais movimentos palestinos, em razão de disparos de foguetes contra uma colônia judaica na Faixa de Gaza, revelou um porta-voz militar.

Segundo o porta-voz, os palestinos dispararam na madrugada de quinta-feira três foguetes contra a colônia de Kfar Darom, no sul da Faixa de Gaza, ferindo levemente três israelenses.

Após os disparos, o Exército israelense bloqueou a estrada Saladino, o principal eixo rodoviário entre o norte e o sul da Faixa de Gaza, que estava aberta desde a segunda-feira passada.

– Vamos apresentar um protesto oficial aos palestinos por intermédio da comissão mista de coordenação e ligação – destacou o porta-voz, que também relatou disparos contra posições israelenses junto à fronteira egípcia.

Uma trégua de três meses foi anunciada no domingo pelas duas principais organizações radicais palestinas, o Hamas e a Jihad Islâmica, assim como pelo movimento Fatah, do líder palestino Yasser Arafat e do premier Mahmud Abbas.

Um alto oficial israelense considerou na quarta-feira que a trégua estava sendo “globalmente respeitada”.