Irmão de atirador francês é colocado sob investigação formal

Arquivado em:
Publicado Domingo, 25 de Março de 2012 às 09:40, por: CdB

Irmão de atirador francês é colocado sob investigação formal

PARIS, 25 Mar (Reuters) - Um juiz francês colocou sob investigação formal neste domingo o irmão do atirador inspirado pela Al Qaeda, o que significa que ele será transferido para uma prisão e permanecerá no local durante o período de inquérito sob suspeita de ser cúmplice em uma série de tiroteios fatais.

Uma fonte legal afirmou à Reuters que quatro juízes anti-terrorismo abririam um inquérito sobre a morte de três crianças judias, um rabino e três soldados por Mohamed Merah, e investigarão o seu irmão mais velho, Abdelkader Merah, por cumplicidade.

"Ele foi colocado sob investigação formal em conformidade cm as exigências do Ministério Público", disse a fonte.

Mohamed Merah foi morto a tiros por um franco-atirador da polícia na quinta-feira quando ele se atirou pela janela do seu apartamento disparando uma pistola, depois que forças especiais entraram no local, na cidade de Toulouse, encerrando um cerco de mais de 30 horas.

Desde a sua morte, o foco da investigação foi transferido para Abdelkader, 29 anos, que já era conhecido dos serviços de segurança por colaborar no contrabando de jihadistas no Iraque em 2007. Ele é suspeito de fornecer apoio logístico ao irmão.

Abdelkader estava detido desde a madrugada de quarta-feira, quando foi interrogado. Ser colocado sob investigação formal é o passo seguinte após o suspeito ser mantido sob custódia, e significa que um julgamentos criminal é possível.

(Reportagem de Gerard Bon; texto de Catherine Bremer)

Reuters

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo