Irlanda proíbe fumar em bares e restaurantes

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 29 de março de 2004 as 10:16, por: cdb

A Irlanda tornou-se nesta segunda-feira o primeiro país do mundo a proibir fumar em todos os restaurantes e bares. A lei, aplaudida por não-fumantes, tornou-se uma dor de cabeça para os donos de pubs que terão que assegurar que ela seja cumprida.

A partir da meia-noite deste domingo, passou a ser ilegal fumar em praticamente todos os locais de trabalho, públicos fechado e em meios de transporte. As multas chegam a três mil euros (US$ 3.825) para quem não cumprir a lei.

Legislações similares já foram impostas a cidades e estados em outros lugares do mundo, como Nova York e a Califórnia, nos EUA, mas a Irlanda é o primeiro país a impor tal restrição em nível nacional.

O ministro da Saúde irlandês, Michel Martin, marcou o dia histórico com um café-da-manhã sem fumaça no Bewley’s Oriental Cafe, um tradicional restaurante em Grafton Street, no coração de Dublin. Durante a refeição, ele disse a jornalista que a lei é perfeitamente compreensível em um país com a maior taxa de doenças cardíacas da Europa.

– Precisamos fazer algo a mais, ir mais longe, para diminuir essa taxa – disse ele.

Na Irlanda, segundo o grupo antitabaco ASH, o cigarro mata seis vezes mais pessoas do que os acidentes de carro e de trabalho, as drogas, os assassinatos, os suicídio e a Aids juntos.