Iraque liberta jornalista mexicana

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 19 de março de 2003 as 17:34, por: cdb

O governo do Iraque encaminhou nesta quarta-feira, às autoridades consulares do México a jornalista mexicana Neira Moncayo, que foi detida por 24 horas, segundo fontes oficiais.

O diretor de Proteção e Assuntos Consulares da Chancelaria do México, Roberto Rodríguez, explicou que a repórter da emissora mexicana Rádio 13 foi detida por levar e não declarar cerca de 8.500 dólares, valor superior aos 250 dólares permitidos pela legislação iraquiana.

“Obviamente, a região não se caracteriza por contar com caixas automáticos, por isso se justifica ter essa quantidade de dinheiro para cobrir todo tipo de despesas”, indicou Rodríguez.

O funcionário destacou que “houve uma resposta ágil e favorável do governo iraquiano, que transladou a mexicana de uma base de inteligência em Alramadi, para um escritório do seu setor de migração”.

Moncayo foi levada à fronteira entre o Iraque e a Jordânia, onde o cônsul mexicano no Cairo a esperava e as autoridades iraquianas lhe devolveram o dinheiro e seu equipamento de trabalho.

Segundo o chefe de informação da Rádio 13, Oscar Sánchez, sua enviada especial “foi liberada e se encontra bem” e a salvo na Jordânia, onde irá continuar com seu trabalho jornalístico.