Irã diz não temer ataque dos EUA

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 18 de janeiro de 2005 as 09:47, por: cdb

O ministro da Defesa do Irã disse que o país tem o poderio militar para impedir ataques contra seu solo. As declarações publicadas nesta terça-feira seguem afirmações do presidente norte-americano, George W. Bush, de que ele não descarta uma ação militar contra o Irã. O ministro Ali Shamkhani afirmou que a República Islâmica não teme um ataque.

– Podemos dizer que temos uma força tal que nenhum país pode nos atacar, porque eles não têm informações precisas sobre nossas capacidades militares devido à nossa capacidade de implementar estratégias flexíveis – afirmou Shamkhani, segundo a agência de notícias Mehr, semi-oficial.

Bush disse na segunda-feira que Washington não descarta uma ofensiva militar contra o Irã se o país não for mais direto sobre seu suposto programa de armas nucleares. Os comentários do presidente seguiram um artigo da revista New Yorker do último domingo, segundo o qual unidades militares dos EUA conduziram missões de reconhecimento secretas dentro do Irã a fim de identificar instalações nucleares e químicas para possíveis ataques no futuro.

O Irã nega que suas instalações nucleares sejam destinadas à fabricação de armas. Por seu lado, autoridades do Pentágono desacreditaram a matéria da revista.