IPSM RECEBE REPRESENTANTES DO MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA PARA MAIS UMA ETAPA DA IMPLANTAÇÃO DO NOVO SISTEMA DE GESTÃO DE DADOS

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 27 de março de 2012 as 21:00, por: cdb

28/03/2012 | 06:00

IPSM RECEBE REPRESENTANTES DO MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA PARA MAIS UMA ETAPA DA IMPLANTAÇÃO DO NOVO SISTEMA DE GESTÃO DE DADOS

Detalhes norteadores do treinamento, implementação e funcionalidade do Siprev/Gestão pautou primeiro encontro entre grupos do MPS e IPSM realizado na tarde de ontem, 27, na sede do Instituto

Normal 0 21 false false falsePT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4/* Style Definitions */ table.MsoNormalTable{mso-style-name:”Tabela normal”;mso-tstyle-rowband-size:0;mso-tstyle-colband-size:0;mso-style-noshow:yes;mso-style-priority:99;mso-style-qformat:yes;mso-style-parent:””;mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;mso-para-margin-top:0cm;mso-para-margin-right:0cm;mso-para-margin-bottom:10.0pt;mso-para-margin-left:0cm;line-height:115%;mso-pagination:widow-orphan;font-size:11.0pt;font-family:”Calibri”,”sans-serif”;mso-ascii-font-family:Calibri;mso-ascii-theme-font:minor-latin;mso-fareast-font-family:”Times New Roman”;mso-fareast-theme-font:minor-fareast;mso-hansi-font-family:Calibri;mso-hansi-theme-font:minor-latin;mso-bidi-font-family:”Times New Roman”;mso-bidi-theme-font:minor-bidi;}

Equipe da prefeitura recebe hoje e amanhã, 28 e 29, cursopresencial que auxiliará no manuseio do novo sistema para gerenciamento dedados do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Goiânia (Ipsm).Formação compõe cronograma de atividades estipuladas no processo de instalaçãodo Sistema Previdenciário de Gestão de Regimes Públicos de Previdência Social (Siprev/Gestão),sendo ainda principal motivo de vista da comitiva do Ministério da PrevidênciaSocial (MPS), liderada pela coordenadora-geral de Estudos Técnicos,Estatísticas e Informações Gerenciais, Nancy Abadia de Andrade Ramos.

No total, foram selecionados 15 profissionais; entre servidores e atuantes no IPSM,Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (Smarh) e AgênciaMunicipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Amtec); para serem orientadossobre a correta utilização da nova ferramenta. O treinamento terá duração deaproximadamente 16h, será realizado na sede da Amtec, localizada na Avenida A, nº490, no Setor Oeste, e compreenderá as diversas funcionalidades do Siprev/Gestão- software utilizado para coleta de informações dos servidores ativos einativos e geração de arquivo com dados de cada usuário e dependentes.

Com a utilização do novo programa, estima-se queseja revertida ao Instituto considerável economia na taxa de administração dobanco de dados do órgão, que é um cadastro que reúne informações pessoais,funcionais, de carreira, cargo, órgão de lotação, jornada de trabalho, dadosprevidenciários e financeiros. Além desta diminuição nos gastos, o IPSM teráainda acesso aos aplicativos referentes à simulação de benefícios, censoprevidenciário, gestão atuarial, entre outros.

Como vantagem imediata, a nova ferramenta promoverá a rápida emissão deCertidões por Tempo de Serviço, explicou a diretora Administrativa e Financeirado IPSM, Gláucia Maria da Cunha e Silva Souza. “Com os instrumentos quedisponibilizamos hoje para a confecção de CTS, o Instituto chega a emitir odocumento em um período de aproximadamente um ano. A melhoria advinda com oSiprev é justamente a redução deste tempo que poderia ser limitado em apenasalguns dias”. Outro importante benefício citado pela diretora é referente aoacesso ao banco de dados nacional. “Com a introdução deste software, serápossível identificar uma série de irregularidades, por meio do cruzamento deinformações registradas nos cadastros do Regime Geral e de outros RegimesPróprios”, concluiu Gláucia.

Conheça o SRPPS
O sistema de gestão das informações dos servidores públicos ativos, aposentadose pensionistas foi desenvolvido pelo MPS, por meio da Dataprev – empresa de tecnologiae informação, e o Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (Mpog).

Batizado com o nome de Sistema dos Regimes Próprios de Previdência Social (SRPPS),ele é composto por um software – o Siprev/Gestão, um banco de dados nacional –Cadastro Nacional de Informações Sociais de Regimes Públicos de PrevidênciaSocial (CNIS/RPPS) e relatórios de gestão. Todas as informações armazenadaspelo banco de dados retornarão aos entes federativos em forma de relatórios,intitulados Informes de Previdência, visando facilitar a elaboração e adoção deestratégias que sejam eficientes para coibir fraudes e duplicidades devínculos.

Criado em plataformas de software livre, o Siprev/Gestão é inteiramentegratuito, pode ser baixado por meio da internet – no Portal do Software PúblicoBrasileiro (www.softwarepúblico.gov.br)e possibilita ainda a assimilação de novas funcionalidades a partir dasnecessidades de cada município. É um recurso que garantirá maior proteção aosigilo de informações coletadas, promovendo ainda o equilíbrio atuarial efinanceiro de Regimes Próprios de Previdência.

Legislação
Aderindo ao Siprev/Gestão, o IPSM viabiliza o cumprimento do artigo 3º da Lei10.887/2004, que dispõe sobre a obrigatoriedade da União, Estados, Distrito Federale Municípios de instituir um sistema integrado de dados relativos àsremunerações, proventos e pensões pagos aos respectivos servidores e militares,ativos e inativos, e pensionistas.

Serviço
Assunto: Implantação do Siprev/Gestão -Treinamento
Data: 28 e 29/03 (quarta e quinta-feira)
Horário: 8h – 12h e 14h – 18h
Local: Sede da Amtec (Avenida A, nº 490, no Setor Oeste)