Ipea lança Boletim de Economia e Política Internacional com foco no Brics

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 28 de março de 2012 as 03:30, por: cdb

Da Agência Brasil

Brasília – O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulga hoje (28) em Brasília a nona edição do Boletim de Economia e Política Internacional. Será às 14h30, na sede da instituição.

A publicação traz artigos que analisam os dois temas com foco no Brics (grupo que reúne o Brasil, a Rússia, Índia, China e África do Sul). A ideia é contribuir para o debate sobre a agenda internacional do bloco.

Serão apresentados três artigos que fazem parte do boletim. O primeiro – Complementaridade da Pauta e Oportunidades de Aproximação Comercial do Brasil com os demais Brics – analisa o padrão recente do comércio exterior dos países do grupo. Outro – A Cooperação para o Desenvolvimento Sul-Sul: Os Casos do Brasil, da Índia e da China – traz uma análise comparativa sobre a cooperação para o desenvolvimento desses países. O terceiro – O Brics no Comércio Internacional de Serviços – analisa a forma como se dá a inserção do bloco no comércio internacional de serviços, considerando indicadores e dados de comércio.
 

Edição: Graça Adjuto