Ipea: estrangeiros estão mais confiantes no controle da inflação; expectativa para o PIB atinge menor nível

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 27 de março de 2012 as 09:28, por: cdb

Jorge Wamburg
Repórter da Agência Brasil

 

Brasília – Os estrangeiros estão mais confiantes no controle da inflação pelo Brasil. É o que mostra a sexta edição do Monitor da Percepção Internacional do Brasil divulgada hoje (27) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O indicador relativo ao tema voltou ao campo positivo, 23 pontos, após passar grande parte de 2011 no campo negativo. Apesar disso, a expectativa dos agentes internacionais entrevistados (embaixadas, câmaras de comércio, empresas com controle estrangeiro e organizações internacionais) indicam expectativa de inflação ainda acima da meta, próxima a 5,5% nos próximos 12 meses.

As últimas edições da pesquisa indicam progressivo arrefecimento das expectativas quanto à evolução do Produto Interno Bruto (PIB). O índice relativo ao tema, que chegou a 59 pontos nas duas primeiras edições – realizadas em 2010 –, vem diminuindo e atingiu seu menor nível, 14 pontos. A resposta mais frequente, dada por 62% dos entrevistados, revela expectativa de crescimento entre 1,6% e 3,5% nos próximos 12 meses. Taxas de crescimento acima desse nível foram sugeridas por apenas um terço dos entrevistados.

O indicador acerca dos níveis de acesso da população a bens de consumo apresentou variação positiva de 35 pontos, passando de -8 pontos, em agosto, para 27 pontos, em março de 2012.

O estudo “sugere que o fundo do poço em termos de crescimento econômico pode já ter ficado para trás. Reforçam esta avaliação as expectativas de melhoria das condições gerais de crédito, cujo indicador passou da neutralidade para +14 pontos, o que sugere a continuidade do processo de afrouxamento das políticas de crédito e juros do Banco Central do Brasil (BCB)”, dizem os pesquisadores do Ipea.

 

 

Edição: Lílian Beraldo