IPCC DESTACA IMPACTOS DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS EM CONFERÊNCIA DA ONU

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 28 de novembro de 2012 as 14:28, por: cdb

DOHA, 28 NOV (ANSA) – O presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), Rajendra Pachauri, ressaltou nesta quarta-feira os impactos que o mundo enfrentará nos próximos anos, caso não sejam adotadas medidas adequadas para limitar a concentração de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera.
   
De acordo com Pachauri, para que o aumento da temperatura global não supere os 2,4°C, as emissões de GEE deveriam baixar drasticamente após atingir o pico em 2015.
   
“Nem a adaptação, nem a mitigação por si só podem evitar todos os impactos das mudanças climáticas. Mas, juntas, poderão reduzir significativamente os riscos causados pelas mudanças climáticas”, afirmou.
   
“Muitos impactos podem ser reduzidos, atrasados ou evitados por meio da mitigação, como indicado no quarto relatório do IPCC”, destacou Pachauri
   
Em 31 de dezembro terminará o período do Protocolo de Kioto, que fixava compromissos de redução de emissões de GEE, e ainda não há possibilidades concretas de que seja prorrogado.
   
“Espero que o mundo e esta conferência [COP-18, que ocorre em Doha] deem forma às ações baseadas em evidências científicas sobre os aspectos das mudanças climáticas e as projeções para o futuro, do qual somos todos responsáveis”, destacou o presidente do IPCC.
   
A décima oitava Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP-18) teve início nesta segunda-feira e seguirá até 7 de dezembro em Doha, no Catar. (ANSA)