'Ipanema queima', diz jornal alemão sobre o medo que tomou conta do Rio

Arquivado em:
Publicado Quarta, 14 de Fevereiro de 2007 às 09:09, por: CdB

Acuados pela violência, os brasileiros só acreditam na lei da selva e estão corroídos pelo medo, segundo afirma reportagem publicada nesta quarta-feira pelo jornal alemão Der Tagesspiegel. Sob o título "Ipanema queima - traficantes, mafiosos e policiais lutam pelo poder no Rio de Janeiro", a reportagem relata a crescente onda de violência na cidade, que levou o governo federal a enviar ao Estado tropas da Força Nacional de Segurança.

"No domingo, nove pessoas morreram em um tiroteio entre traficantes e a polícia. Eles são as últimas vítimas de uma insanidade que tomou o Rio de Janeiro: no ano passado, 48 mil pessoas morreram vítimas de facadas ou tiros, três vezes mais do que em acidentes de trânsito", relata o jornal. A reportagem comenta que, por conta da violência, "nos subúrbios e nas favelas nem taxistas nem oficiais de Justiça se arriscam".

O jornal lista, entre as causas da criminalidade, "o desemprego, a desigualdade social, a corrupção e a lentidão da Justiça", entre outras coisas. A reportagem diz porém que "há ainda uma outra causa, da qual normalmente não se fala: os brasileiros acreditam apenas na lei da selva". "Eles estão corroídos pelo medo", diz o texto.

Na novela

Uma nova novela da rede brasileira de televisão Globo, que estréia em maio, poderá ajudar a divulgar o turismo na Irlanda para os viajantes brasileiros, segundo reportagem publicada pelo diário irlandês Irish Times. Eterna Magia terá parte de sua trama baseada na Irlanda nos anos 1940, com Malu Mader no papel de uma pianista que tenta a sorte no Velho Continente, relata o jornal.Segundo a reportagem, "em antecipação à estréia da novela, vários grandes jornais publicaram reportagens sobre a Irlanda em suas seções de turismo, e a estréia da Irlanda no universo das novelas brasileiras pode prover um impulso inesperado para o turismo irlandês".

"Uma recente novela com locações na Grécia levou a um aumento no número de brasileiros visitando o país, e uma série anterior que se passava parcialmente em um navio de cruzeiro ajudou a aumentar o interesse dos brasileiros sobre os cruzeiros de turismo", informa o Irish Times.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo