Investigador europeu diz que denúncia contra a CIA é verossímil

Arquivado em:
Publicado Terça, 13 de Dezembro de 2005 às 20:52, por: CdB

Um investigador europeu disse nesta quarta-feira que há credibilidade nas denúncias de que a CIA (agência de inteligência americana) teria transportado e mantido em prisões secretas na Europa acusados de terrorismo. Um relatório sobre o tema foi apresentado pelo senador suíço Dick Marty durante um encontro da Comissão de Direitos Humanos do Conselho da Europa.

Marty criticou os Estados Unidos por se recusar a confirmar ou negar as acusações. A posição oficial do governo norte-americano é que todas as operações de seus serviços de inteligência estão de acordo com a lei.

"Os elementos que reunimos até agora tendem a reforçar a credibilidade das alegações relativas ao transporte e detenção temporária de presos, em procedimento extrajudicial, dentro de países europeus", afirma um comunicado oficial do Conselho da Europa. O documento preparado pelo parlamentar suíço diz também que "procedimentos judiciais em certos países parecem indicar que indivíduos foram capturados e transferidos a outros países, sem que fossem respeitados os padrões legais".

A correspondente da BBC em Estrasburgo, disse que o relatório em tom bastante crítico deve aumentar a pressão para que as investigações sobre o assunto sejam aprofundadas.

Até agora, a União Européia (UE) tem se negado a investigar, embora já tenha afirmado que qualquer Estado-membro que tenha prisões secretas em seu território poderia ter seu direito de votação dentro da UE suspenso. Relatos na imprensa indicam que a Polônia e a Romênia seriam os locais mais prováveis das prisões secretas usadas pela CIA, mas os governos desses países negam. Dick Marty afirmou que "ainda está muito cedo para dizer se houve algum envolvimento ou cumplicidade de Estados-membros com ações ilegais". Ele acrescentou, porém, que se as denúncias se provarem verdadeiras, qualquer Estado europeu envolvido "seria acusado de ter violado gravemente os seus deveres de respeito aos Direitos Humanos assumidos no Conselho da Europa".

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo