Investidores comemoram o fim da alta de juros nos EUA

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 18 de abril de 2006 as 17:28, por: cdb

Os membros do comitê de política monetária do Federal Reserve concluíram, na reunião de 27 e 28 de março, que o banco central dos Estados Unidos deve estar próximo do fim do ciclo de aperto monetário, mas continua preocupado com os riscos inflacionários. A reação das Bolsas norte-americanas à divulgação desta ata foi positiva: Às 15h44 (horário de Brasília), a Bolsa de Valores de Nova York estava em alta, com ganhos de 1,3% no índice Dow Jones 30 Industrials, que subia para 11.217 pontos, e de 1,23% no S&P 500, que ia para 1.301 pontos. A Bolsa eletrônica Nasdaq ia para 2.345 pontos, com valorização de 1,47%.

“A maioria dos membros julgou que o fim do processo de aperto monetário está próximo e alguns expressaram preocupação sobre os riscos de um aperto muito forte, dados os efeitos de longo prazo da política (de juros altos)”, diz o documento da reunião realizada nos dias 27 e 28 de março. No documento, os membros do Comitê Federal de Mercado Aberto também expressaram preocupações sobre o risco de um aperto monetário exagerado, o que também foi visto como um sinal de que os juros já podem ter atingido o ponto máximo de elevação.

O comitê elevou a taxa de juros do Fed 15 vezes consecutivas desde junho de 2004, quando estava em 1% ao ano. Para conter as pressões inflacionárias sobre a economia, que começava a ganhar velocidade, o banco passou a elevar os juros em 0,25 ponto percentual a cada reunião, até chegar nos atuais 4,75% ao ano. A expectativa entre os economistas é de que o comitê eleve a taxa para 5% ao ano e depois interrompa o ciclo de altas por algum tempo.

O petróleo, por sua vez, continua a subir, tendo já atingido a marca dos US$ 71 na Bolsa Mercantil de Nova York. O valor supera o recorde atingido no ano passado após a passagem do furacão Katrina pela reunião do golfo do México, US$ 70,90. O otimismo com a possível interrupção do ciclo de altas de juros no país, no entanto, ofuscou a alta da commodity.