Invernos estão mais frios porque faz mais calor

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 23 de dezembro de 2010 as 13:11, por: cdb

Os inclementes invernos que assolam a Europa há dez anos estão relacionados ao aquecimento climático, de acordo com um estudo publicado no Journal de Recherche Géophysique.

O frio glacial que atinge a Europa parece pouco compatível com a alta média das temperaturas previstas para antes do fim do século, e que poderá alcançar um aumento de 5 ou 6 graus.

Os especialistas afirmam que estas ondas de frio são um esfriamento temporário, parte do aquecimento global. A alta dos termômetros é precisamente a origem destes invernos nevados e tão frios, devido ao degelo da calota glacial ártica.

O aquecimento provocou sua redução de 20% nestes últimos 30 anos. Esta calota deve desaparecer totalmente durante os meses de verão antes do fim do século.

Isso permitiu que a força radioativa do Sol fosse mais absorvida pelo mar do que refletida para o espaço pelo gelo e neve, acelerando o processo de aquecimento.

Segundo os especilistas, o oceano está muito mais quente que o ar ambiente nesta zona polar no inverno. Um fluxo quente sobe para a atmosfera.

O resultado é um sistema de altas pressões que empurra o ar polar no sentido anti-horário, na direção da Europa.

Os invernos tão frios na Europa não refletem a tendência global constatada no planeta, já que 2010 deve ser um dos três anos mais quentes da história.

Comments are closed.