Inundações na Turquia deixam 22 mortos em 48 horas

Arquivado em:
Publicado Quarta, 01 de Novembro de 2006 às 06:51, por: CdB

As chuvas torrenciais que atingiram a Turquia nas últimas 48 horas deixaram pelo menos 22 mortos, devido às inundações nas províncias do sudeste da Turquia, disseram fontes oficiais. Governador da província de Diyarbakir, Efkan Ala revelou ao canal de televisão NTV que 14 passageiros de um microônibus que cobria a linha entre Mardin e Diyarbakir morreram quando o veículo foi arrastado pelas águas devido à subida do nível de um rio.

- Contabilizávamos essas 14 pessoas como desaparecidas. Infelizmente, descobrimos que todas morreram - disse Ala.

Efkan Ala informou, ainda, que outras três pessoas - uma mãe e seus dois filhos - morreram afogadas no porão de uma casa em Cinar, província de Diyarbakir, devido às inundações.

- As crianças, uma de quatro anos e outra de quatro meses, estavam dormindo no porão e sua mãe morreu ao tentar salvá-las - disse.

O governador informou também que não havia registro de desaparecidos e que a polícia estava vigiando toda a província.  A agência turca de notícia Anatolia divulgou também a morte de outras três pessoas na localidade de Silopo, situada na província de Sirnak, no sudeste do país. Fontes oficiais afirmam que as chuvas podem continuar por, pelo menos, mais dois dias.

Nesta terça-feira à noite, na cidade de Diyarbakir, capital da província de mesmo nome, muitas pessoas se viram obrigadas a subir no telhado de suas casas devido ao aumento do nível das águas, que alagaram o centro da localidade. Helicópteros e embarcações do Exército trabalharam durante toda a noite para evacuar todos os cidadãos que estavam ilhados nos telhados de suas casas.

- O perigo passou, mas pode haver uma outra tempestade hoje à tarde - disse o governador de Diyarbakir, que afirmou que pelo menos 112 pessoas já tinham sido resgatadas dos telhados.

Ele pediu aos habitantes das áreas rurais, onde as escolas permanecem fechadas, que só viajem se for absolutamente Imprescindível. A estrada que une Mardin a Diyarbakir ficou parcialmente destruída devido às chuvas e permanece fechada desde a tarde de ontem, disse o governador.

- Estamos concentrando nossos esforços no reparo das vias danificadas - disse.

Istambul também foi afetada pelas fortes chuvas das últimas 48 horas. As casas do bairro de Beykoz foram as que sofreram mais danos. Além disso, o transporte marítimo no estreito de Dardanelos foi suspenso devido aos fortes ventos que atingem a região, mas os representantes governamentais prevêem que o serviço pode ser restabelecido ainda nesta quarta-feira.

A cidade turística de Antalya, no litoral mediterrâneo, também foi afetada pelas chuvas e a estrada de acesso à cidade está fechada. Na província de Mersin, no sul do país, dezenas de automóveis foram arrastados para o mar pela força das correntezas.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo