Intervenção flutuante no Parque Ibirapuera será inaugurada no dia 25 de janeiro

Arquivado em:
Publicado Quarta, 25 de Janeiro de 2012 às 09:13, por: CdB

Intervenção flutuante no Parque Ibirapuera será inaugurada no dia 25 de janeiro

A nova intervenção de Guto Lacaz, "OFNIs Ibirapuera", será apresentada ao público em comemoração ao aniversário de 458 anos de São Paulo, no dia 25 de janeiro. A obra de arte vai flutuar sob o Lago interno do Parque Ibirapuera em três horários (das 10h às 11h, das 14h às 15h e das 17h às 18h).

A nova intervenção flutuante cinética que o artista plástico Guto Lacaz criou para o Lago interno do Parque Ibirapuera, Objetos Flutuantes Não Identificados Ibirapuera, ou simplesmente OFNIs Ibirapuera, será apresentada em comemoração ao aniversário de 458 anos de São Paulo, no dia 25 de janeiro, em três horários (das 10h às 11h, das 14h às 15h e das 17h às 18h), com patrocínio da Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias da Cultura e do Verde e Meio Ambiente.

 

 

O primeiro OFNI foi criado em junho de 2011 para o evento Aberto Brasília - Intervenções Urbanas. Construído com 79 caixas de isopor de 170 litros, o OFNI fez algumas aparições no Lago Paranoá. A partir da experiência na capital federal, foram desenvolvidos os OFNIs Ibirapuera – um conjunto de dois cubos, que medem 3 metros de lado e foram construídos com uma base flutuante com 11 caixas de isopor de 170 litros e estrutura metálica revestida em lona plástica. Equipados com motor de popa elétrico, bateria e rádio, os dois cubos flutuarão pelo lago interno do Parque Ibirapuera fazendo trajetórias predeterminadas e alguns improvisos, e serão pilotados pelo artista e por seu assistente, Javier Judas.

 

O contraste da geometria dos cubos brancos e seus sutis movimentos com o desenho orgânico do lago, vegetação e aves, trará um olhar inusitado sobre este cartão postal de São Paulo, marcando também a volta de Guto Lacaz ao Lago do Ibirapuera, depois do sucesso de 1989, com o Auditório para questões delicadas.

 

Os OFNIs, ao contrário dos OVNIS (Objetos Voadores Não Identificados), são antiaerodinâmicos, anti-hidrodinâmicos e movimentam-se lentamente. Enquanto ÓVNIS costumam ser esféricos ou elípticos, os OFNIs são cúbicos e suas aparições podem ser contempladas a curta distância e por longo período de tempo.

 

 

 

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo