Internet móvel deve se consolidar até 2005, diz diretor da Lightbridge

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 25 de setembro de 2003 as 19:17, por: cdb

A Internet Móvel que está começando agora, deve se consolidar e a partir de 2005 “tudo será móvel”, prevê o diretor para América Latina e Caribe da empresa de sistemas Lightbridge, Ascold Szymanskyj.

De acordo com ele, isso será uma evolução natural e constante do meio da humanidade se comunicar e também da necessidade das operadoras de criarem novas ofertas de serviços para ter mais receita.

Segundo o executivo, a tendência de haver mais terminais móveis do que fixos devem se acentuar, inclusive porque o custo das redes tecnológicas é menor para os sistemas móveis. Ele apontou a tendência de crescimento da participação dos serviços de dados das operadoras para 12,8% do faturamento das empresas na América Latina em 2006.

Szymanskyj observou que 70% dos usuários que utilizam dados estão no mercado empresarial. “Tentar forçar que o usuário particular use os serviços de dados é praticamente perda de tempo”, disse.

O executivo afirmou que entre os motivos que despertam as empresas para os serviços de dados está a diminuição de custos operacionais por não precisar reunir tanta gente na sede da empresa. Szymanskyj participa do 3º Encontro Anual de Internet Móvel, promovido pelo IBC.