Intel lança família de processadores Xeon de 2 GHz para estações de trabalho

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 26 de setembro de 2001 as 17:24, por: cdb

A Intel Corporation acaba de lançar o processador mais rápido do mundo para uso em estações de trabalho com configuração de processador duplo e alto desempenho. A novidade é o processador Intel Xeon de 2 GHz, baseado na microarquitetura NetBurst , que será voltado para o segmento de mercado composto por estações de trabalho de alto desempenho e faixa intermediária, com a possibilidade de um aumento de desempenho de mais de 10% em relação aos processadores Intel Xeon existentes hoje.

De acordo com a Intel, diversos fabricantes mundiais de estações de trabalho – como a Compaq, Dell, Fujitsu-Siemens, HP, IBM e NEC – estão pretendendo iniciar a produção de plataformas baseadas no novo processador ainda neste trimestre.

Segundo um estudo recente do IDC – International Data Corporation – mais de 70% de todas as estações de trabalho vendidas no primeiro semestre de 2001 eram baseadas nos processadores da Intel. De acordo com a mesma pesquisa, esta tendência se repete no setor intermediário e high-end do segmento de estações de trabalho, onde as estações baseadas em Intel também predominam em todos os sistemas fornecidos no mesmo período.

Arquitetura inovadora e preço

A família de processadores Xeon da Intel foi projetada especialmente para atender à necessidades de escalabilidade, disponibilidade e capacidade de gerenciamento existentes no segmento de mercado de estações de trabalho de alto desempenho. Assim, as estações de trabalho baseadas nos novos processadores Xeon da Intel utilizam a arquitetura Intel NetBurst para possibilitar o processamento de aplicações de vídeo, áudio e gráficos 3-D e Internet .

De acordo com o fabricante, a plataforma do processador Intel Xeon está baseada no Chipset Intel 860® de alto desempenho, que apresenta bancos de memória RDRAM duplos para complementar o barramento de sistema de 400 MHz do Intel Xeon, que fornece até 3,2 gigabytes de dados por segundo.

O processador Intel Xeon de 2 GHz com cache de transferência avançada nível dois de 256 KB já está sendo comercializado por US$ 615 – preço de lista nos Estados Unidos para lotes de 1000 unidades.