Intel lança chips para notebooks mais rápidos e com menor consumo de energia

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 4 de outubro de 2001 as 17:45, por: cdb

A Intel Corporation lançou, nesta semana, o mais rápido microprocessador para PC portátil e o processador para PC com o mais baixo consumo de energia até o momento em todo o mercado mundial, ambos baseados na avançada tecnologia de processo de fabricação de 0,13 microns da Intel.

De acordo com a fabricante, os novos processadores oferecem altos níveis de performance e baixo consumo de energia, mesmo para a categoria dos menores PCs portáteis. Ao todo, o lançamento da Intel acrescentou 12 novos chips para uso portátil à sua linha de microprocessadores, além de produtos que atingem todos os segmentos do mercado de computação portátil.

O processador M Pentium® III da Intel para uso portátil de 1,2 GHz, por exemplo, proporciona o mais alto desempenho para PCs de tamanho normal e portáteis finos e leves. O novo processador-M Pentium III de 700 MHz da Intel para uso portátil, de tensão ultra-baixa, por sua vez, opera a 0,95 volts e consume em média menos da meio watt de energia.

“A família de processadores-M Pentium III para uso portátil combina o melhor projeto de processador de alto desempenho para uso portátil de baixo consumo com a mais avançada tecnologia de fabricação do mundo,” afirmou o vice-presidente e gerente-geral do grupo de plataformas para uso portátil da Intel, Frank Spindler.

A Intel também apresentou duas novas versões da sua família de chipset Intel 830 para uso portátil, voltadas para as necessidades existentes em diversos segmentos de mercado dos portáteis como o Intel 830M, que possibilita seu uso em aplicações de processamento gráfico 2D e 3D

Segundo a Intel, a integração também possibilita economias significativo de espaço e força, críticas para os pequenos PCs móveis. Além disso, as novas versões dos chipsets suportam até 1GB de memória PC-133 SDRAM de alto desempenho.

Em comparação com o chipset anterior anterior da Intel, o 815EM, com gráficos integrados, o novo Intel 830M possibilita até 113% de ganho de desempenho. As novas versões da linha de chips Intel 830 para uso portátil deverão sair com os preços de US$49,50 para o chipset 830M e de US$35,00 para o chipset Intel 830MG em lotes de 1.000 unidades, no mercado norte-americano.