'Integração tem que ser boa para todos', diz Amorim

Arquivado em:
Publicado Quinta, 04 de Maio de 2006 às 06:42, por: CdB

O abastecimento e o preço do gás natural que vem da Bolívia para o Brasil são as principais preocupações do governo, disse nesta quinta-feira o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, na Base Aérea de Brasília. Ele embarcou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para Puerto Iguazú, na fronteira do Brasil com a Argentina, onde se reúne com os presidentes da Bolívia, Evo Morales, da Venezuela, Hugo Chávez, e da Argentina, Néstor Kirchner.

Amorim ressaltou que o governo vai buscar uma solução para a questão com a Bolívia e lembrou que os bolivianos têm interesse em vender gás natural ao Brasil, já que as exportações do produto somam US$ 1 bilhão:

- A integração tem que ser boa para todos.

Sobre as críticas à política externa do governo Lula, Celso Amorim disse que elas são oportunistas. Segundo ele, o problema com a Bolívia não é resultado de uma decisão tomada agora, mas há alguns anos.

- Não é porque esse governo dá prioridade à América do Sul que o problema surgiu. Ao contrário. Porque esse governo dá prioridade à América do Sul nós temos uma boa chance de resolver o problema - disse.

Acompanham também o presidente Lula o ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, e o assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia.

No Senado

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado realizou reunião, nesta quinta-feira, para apreciar e votar cinco requerimentos. Todos tratam da realização de audiência pública com autoridades governamentais para discutir as conseqüências para o Brasil da decisão do governo boliviano de nacionalizar os reservas de petróleo e gás natural. Os senadores também devem analisar duas mensagens do Executivo indicando os nomes de Hélio Magalhães Mendonça e de Frederico Cezar de Araújo para o cargo de embaixador do Brasil no Sudão e na Bolívia, respectivamente.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo