Integração com a Venezuela é prioridade número um do Brasil, diz Lula

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 14 de fevereiro de 2005 as 15:08, por: cdb

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira que a integração da América do Sul é prioridade numero um da política externa do Brasil. Para Lula, essa integração exige o aumento das trocas comerciais, num contexto regional mais equilibrado.

Ao falar na abertura do encontro empresarial Brasil-Venezuela, Lula afirmou que é necessário dar especial atenção ao tema dos investimentos e de infra-estrutura. Segundo ele, são muito promissoras as perspectivas para 2005, principalmente no setor energético, nas relações comerciais entre Brasil e Venezuela.

– Já há entendimentos entre a PDVSA (Petroleo de Venezuela S.A.) e a Petrobrás para a construção de uma refinaria no Brasil e também para a prospecção na Venezuela. É grande a possibilidade na exploração de ferro, bauxita e níquel. Destaco também os entendimentos com a Embraer, que permitirão que a Venezuela se associe a montagem de aviões – afirmou Lula.

Lula disse que a aliança estratégica de cooperação entre Brasil e Venezuela, o enche de orgulho e esperança, pois representa uma oportunidade de geração de empregos dos dois lados da fronteira.

– Significa que despertamos para a imensa potencialidade de nossas economias e para a busca de soluções próprias para os desafios de nosso desenvolvimento – destacou.

O presidente Lula encerrou propondo aos 250 empresários brasileiros que participaram do encontro Brasil-Venezuela um desafio e uma provocação.

– Associem-se, façam negócios, gerem renda e postos de trabalho. O sucesso individual de vocês será também o sucesso de todos nós. Unidos alcançaremos níveis superiores de liberdade – disse.