Instituto Rio Branco abre vagas para afro-descendentes

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 30 de março de 2004 as 12:07, por: cdb

O Instituto Rio Branco divulga, nesta semana, o edital de seleção para o Programa de Ação Afirmativa – Bolsas-prêmio de Vocação para a Diplomacia no ano de 2004. O programa oferece bolsas de estudo para candidatos afro-descendentes que queiram se preparar para o ingresso na carreira diplomática.

As bolsas, no valor de R$ 25 mil, serão pagas em dez parcelas mensais e irão auxiliar os estudantes a custear despesas com professores, cursos e livros durante o período que antecede o concurso. O edital e o formulário de inscrição estão disponíveis nas páginas eletrônicas do Instituto Rio Branco (www2.mre.gov.br/irbr/irbr.htm), do CNPq (www.cnpq.br ) e do Cespe (www.cespe.unb.br).

Para candidatar-se à bolsa, o candidato deverá ter concluído curso superior reconhecido pelo MEC ou estar freqüentando o último ano, além de ser afro-descendente. O programa foi criado em 2002 por meio de convênio entre os ministérios da Ciência e Tecnologia, da Cultura, da Educação e do Trabalho, as fundações CNPq e Palmares, a Secretaria Nacional de Direitos Humanos e Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Também conta com o apoio da Aliança Francesa, da Cultura Inglesa e do Centro de Seleção de Promoção de Eventos (Cespe), da Universidade de Brasília (UnB).