Instituto Pão de Açúcar faz programas de inclusão social

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 10 de janeiro de 2005 as 11:29, por: cdb

Desta segunda até sexta-feira, o Instituto Pão de Açúcar do Rio abre 490 vagas para jovens entre 7 e 18 anos em seus cursos de inclusão social. As inscrições podem ser feitas das 9h às 16h, na sede do Instituto (Rua Artdoro da Costa, sem número – Vila Isabel – dentro do estacionamento do Extra Boulevard) para todos os programas: Acordes da Vila, Esporte & Ação, Um passo a Mais (5ª a 8ª série), Nossa Língua Digit@l, Futuro@Eu e CulturArte. As vagas são para os turnos da manhã e da tarde e os interessados devem estar acompanhados de um responsável e levar cópia da identidade ou certidão de nascimento.

Programas:

Futuro@eu – destinados a jovens com idade entre 15 e 18 anos que estejam cursando da 8ª série do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio – tem por objetivo melhorar as habilidades dos alunos e prepara-los para o mercado de trabalho. O programa desenvolve temas como: recepção e atendimento ao cliente, informática, qualidade de vida, apresentação pessoal, tecnologia das transações comerciais, atitude empreendedora, estética dos ambientes.

Nossa Língua Digit@l – É destinado a alunos com idade entre 13 e 18 anos (da 7ª série do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio) e desenvolve competências básicas do processo de comunicação, como escrever com clareza, expressar-se corretamente e compreender o que se lê. E, para isso, faz uso das ferramentas da informática, entre elas a internet. Também pelo meio digital, promove a reflexão sobre o exercício da cidadania, com discussões, pesquisas e produção de textos.

Culturarte – Estimula a participação intensa de atividades culturais, além de incluir as artes no universo cotidiano, através dos módulos de literatura, artes plásticas, artes cênicas, cultura brasileira, arquitetura e urbanismo. Destinado a adolescentes e jovens a partir da 5ª série do ensino fundamental. O programa se propõe a promover a reflexão e a ampliação do repertório desse público para que ele pense a respeito da sua realidade e interaja com o mundo do trabalho. A cidadania, por essa razão, é tema central das atividades.

Um Passo a Mais – Para jovens da 5ª a 8ª série do ensino fundamental, é um programa de formação complementar que estimula análise crítica, o raciocínio lógico e a criatividade. Dessa forma o jovem poderá agir de forma mais autônoma e irá melhorar a capacidade de aprendizagem. Tudo isso de forma leve e descontraída.

Esporte & Ação – Destinado a crianças e adolescentes com idade entre 7 e 14 anos, o programa usa o esporte como desenvolvimento dos aluno, por meio do atletismo, com a prática de diferentes modalidades de corrida, salto, arremesso e combinados, atividade física é uma aliada da formação integral dos participantes. Também são realizadas atividades pedagógicas que favorecem a reflexão sobre valores como autonomia, cooperação, limite e participação social.

Acordes da Vila – programa com ênfase na música popular brasileira com duração de dois anos que tem como objetivo oferecer ensino musical por meio de instrumentos de corda, sopro e percussão para crianças e adolescentes dentre 10 e 18 anos.