Instituições privadas podem aderir ao Fies a partir desta segunda

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 22 de outubro de 2006 as 12:25, por: cdb

Será aberto nesta segunda-feira o prazo para que as instituições privadas de ensino superior formalizem sua adesão ao Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). As inscrições devem ser feitas até o dia 1º de novembro, por meio do endereço eletrônico www3.caixa.gov.br/fies. Neste ano a oferta aos alunos é de 100 mil contratos.

As novas exigências sobre a qualidade dos cursos, que devem ser consideradas pelas instituições para aderir ao Fies, foram publicadas no Diário Oficial da União de sexta-feira, na Portaria 1.710 do Ministério da Educação (MEC).

Segundo o diretor do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior do ministério, Celso Ribeiro, serão excluídos do Fies os cursos de graduação com avaliações negativas – notas um ou dois – nas duas últimas edições do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Ribeiro informou que a taxa anual de juros do Fies caiu de 9% para 6,5%. Já para os alunos que cursam licenciaturas, pedagogia, normal superior e cursos tecnológicos registrados no cadastro do MEC a queda foi a 3,5% ao ano.

Segundo o diretor, desde a criação do Fies – no segundo semestre de 1999 – 390 mil alunos receberam financiamento para estudar, com investimento acumulado de R$ 4 milhões.