Instalações militares no Rio serão usadas no Panamericano de 2007

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 10 de junho de 2003 as 21:09, por: cdb

As instalações da Vila Militar e do Colégio Militar no Rio de Janeiro serão utilizadas nos Jogos Panamericanos de 2007 e os produtos brasileiros vão ser divulgados nos eventos esportivos, fora e dentro do país.

Tudo isso começou a ser discutido nesta terça-feira, pelos ministros do Esporte, Agnelo Queiroz, da Defesa, José Viegas, e do Turismo, Walfrido Mares Guia.

Na pasta da Defesa, ficou acertado que as competições de tiro e a parte eqüestre dos Jogos Panamericanos de 2007 serão realizadas na Vila Militar e o Pentatlo Moderno no Colégio Militar.

A idéia foi bem aceita pelo Ministério do Turismo, principalmente quanto à realização de competições internacionais em lugares turísticos do Brasil.

O ministro Agnelo Queiroz informou que as instalações militares deverão ser reestruturadas para sediar essas competições, com recursos da ordem de R$ 18 milhoes.

– São áreas que precisam de investimentos e vamos colocar tudo em ordem para os Jogos. As instalações poderão, depois das competições, servirem como centros de treinamentos de eduação física para os militares – disse Agnelo.

Quanto a parceria entre o Esporte e o Turismo, o ministro afirmou:

– Queremos mostrar produtos brasileiros nas competições internacionais e vamos começar este trabalho agora no mês de agosto, quando serão realizados os Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, na Republica Dominicana, com o envio de produtos para serem mostrados durante os Jogos.

– Estamos pensando também em montar estandes do Brasil durante os Jogos Olímpicos de Atenas, na Grécia, em 2004. A idéia é que o nosso país tenha destaque no mundo pelo seu desempenho no esporte e que isso seja acompanhado por uma promoção que inclua, além do desenvolvimento humano, o econômico – completou.