Instabilidade política no Iraque gera mais violência

Arquivado em:
Publicado Segunda, 05 de Março de 2007 às 09:43, por: CdB

Forças norte-americanas e britânicas no Iraque realizaram, nesta segunda-feira, uma série de incursões no país. Em Bagdá, soldados vasculharam casas no bairro xiita de Cidade Sadr, onde eles acreditam que estejam escondidas armas dos rebeldes. Os militares, no entanto, disseram que a operação não resultou em nenhuma apreensão.

Em Basra, no sul do país, tropas britânicas prenderam cinco pessoas suspeitas de envolvimento em ataques contra as forças aliadas. Na véspera, o primeiro-ministro iraquiano, Nouri Al-Maliki, anunciou que vai reformular seu gabinete dentro de duas semanas. Não foram dados detalhes sobre a reestruturação, mas segundo relatos que citam fontes anônimas, Al-Maliki estaria planejando demitir todos os seis ministros leais ao clérigo xiita Moqtada Sadr, recentemente criticados pelos Estados Unidos.

O primeiro-ministro disse que um consenso político só poderá ser obtido quando o Iraque voltar a ser estável.

- Só temos que implementar medidas de segurança contra aqueles que rejeitam a linguagem da reconciliação e do diálogo, aqueles que insistem em se manter no passado - afirmou.Al-Maliki não especificou se insurgentes que pararam de realizar ataques em Bagdá serão perdoados.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo