Inspetores da ONU encontram molde de míssil e ogiva no Iraque

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 3 de fevereiro de 2003 as 15:18, por: cdb

Inspetores de armas das Nações Unidas encontraram um molde de cerâmica de um pequeno míssil e uma ogiva “danificada”, abandonados em uma empresa dos arredores de Bagdad que fabricava no passado o míssil Al-Hussein, uma variante modificada do Scud, informou a agência de notícias iraquiana nesta segunda-feira.

A agência disse que obteve a informação com um dos membros do Diretório Nacional de Controle iraquiano que acompanhou uma equipe de biólogos da ONU à companhia Al Nidaa, que fabrica moldes e peças de reposição.

“A equipe encontrou um molde de um pequeno míssil, de 20 centímetros de diâmetro”, afirma a nota.

“Os peritos receberam a requerida explicação técnica sobre a razão da presença desse molde”, acrescentou. “O assunto foi encerrado e acordou-se que os iraquianos forneceriam informações adicionais posteriormente”.

A agência também relatou que “os especialistas notaram a existência de uma ogiva modificada de um míssil Lunar, com alcance de 70 quilômetros”.

Funcionários do local disseram que se tratava de uma ogiva abandonada e danificada, e que não tinha nenhuma ligação com programas proibidos.

Os inspetores não comentaram o assunto de imediato.