Inseminação Artificial na Feira Agro Familiar

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 24 de março de 2012 as 09:05, por: cdb

Bezerros nascidos da inseminação artificial estão em exposição na 1ª Feira Agro Familiar, Feira e Mostra do setor rural, que expõe tecnologia para aumentar a produtividade nas atividades rurais, máquinas, plantadeiras mecânicas, mudas, matizes e crias. Na noite desta sexta-feira (23), além das palestras, pequenos produtores rurais e o público em geral tiveram a oportunidade de conhecer os botijões de nitrogênio que acondiciona os embriões de bovinos de alto padrão genético que são inseminados nas vacas dos pequenos produtores para melhorar a qualidade genética do rebanho. No local, o público tem acesso aos animais (vacas e bezerros) resultantes da inseminação artificial e recebe informações do médico veterinário da Secretaria de Agricultura e Pesca, Thomaz Garcia Duque.

O Programa de Inseminação Artificial da Secretaria de Agricultura de Campos tem melhorado a qualidade genética do plantel e o resultado prático é um rebanho mais sadio e maior produtividade do rebanho leiteiro, com vacas resultantes da inseminação produzindo acima de 30 quilos de leite dia. A inseminação é feita com embriões de touros da raça Gir leiteiro, Holandesa, e Girolando, conforme a estrutura e condições biológicas da vaca escolhida.

– Fazemos visitas nas propriedades dos pequenos criadores e, após a realização de exames, fazemos a identificação das vacas que estão dentro do perfil padrão para a inseminação, conforme as particularidades de cada propriedade, como o manejo, pasto e curral. De acordo com as condições climáticas e de pastagens, a Secretaria de Agricultura realiza entre 100 e 130 inseminações por mês -, informou o médico veterinário Thomaz Garcia Duque.

Postado por: Luciana Fonseca – 24/03/2012 11:11:00

Últimas Notícias…