Inscrições para cursos gratuitos de música acontecem a partir do dia 1º

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 26 de janeiro de 2012 as 15:17, por: cdb

Inscrições para cursos gratuitos de música acontecem a partir do dia 1º

26/01/2012 – 10:37

  

 

Ingrid Vogl

 

O Centro Escolar de Música “Manoel José Gomes” (Cemmaneco), ligado à Secretaria Municipal de Educação (SME), estará com inscrições abertas de 1º a 15 de fevereiro para cursos gratuitos, oferecidos a alunos de 6 a 18 anos.

 

O Centro oferece cursos gratuitos em vários instrumentos, com o ensino de teoria, canto, musicalização e prática, preferencialmente a alunos da rede municipal de ensino. O objetivo é trabalhar e explorar a linguagem musical de forma autônoma e lúdica, para exercitar e incentivar a ação artística, cultural, ética e estética dos alunos.

 

As inscrições deverão ser feitas na sede do Cemmaneco, (Rua Doutor Betim, 520, Vila Marieta, telefone (19) 3236-5153), de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. O interessado ou responsável deverá preencher uma ficha com os dados pessoais, a escola onde está matriculado, o endereço residencial e o instrumento de interesse.

 

Segundo a coordenadora do Centro de Música, Neiva Toledo, haverá um processo seletivo, com teste prático e teórico na segunda quinzena de fevereiro, com o intuito de apontar qual o nível de ensino em música o aluno possui, caso haja conhecimento. As aulas terão início no dia 1º de março.

 

Aulas

 

Os cursos oferecidos no Cemmaneco são: naipe de cordas – violão, violino, viola, violoncelo, baixo, piano. Naipe de metal – trompete, trombone, tuba, trompa. Naipe de madeiras – flauta transversal, saxofone, clarinete, além de teclado, teoria, coral, harmonia e história da música.

 

O curso de música no Cemmaneco possui duração de quatro anos e é composto por três encontros semanais, além de aulas de coral, teórica e prática do instrumento. Os alunos que estão em níveis avançados participam da Fanfarra Municipal de Campinas e da Orquestra Jovem, que se apresentam em vários eventos e comemorações oficiais de Campinas.

 

Formação

 

O Centro de Música também oferece formação aos professores da rede municipal de ensino em estudo e linguagem da música. Estes, por sua vez, desenvolvem atividades com os alunos nas escolas de educação infantil e ensino fundamental envolvendo coral, banda rítmica infantil, flauta doce, bandinha, violão, fanfarra, banda de tambor e educação musical.

 

A inserção da educação musical na disciplina de artes acontece há anos na rede municipal e foi intensificada em 2008, em cumprimento a lei federal 11769/2008 que prevê o ensino de música na escola.

 

“A Secretaria de Educação vem potencializando o ensino de música e ampliando a formação dos professores, além de fazer contratações para que os profissionais sejam multiplicadores. Nossa meta é universalizar a educação musical em toda a rede municipal de ensino”, disse Neiva Toledo.

 

Parcerias

 

Desde 2011, o Cemmaneco, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMS) e a Associação de Apoio à Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (Assinfocamp) desenvolvem uma parceria que prevê várias ações, entre elas os Concertos Didáticos, a participação em concertos oficiais da OSMC e em concertos especiais, doação de partituras e convites pela Orquestra, além de projetos especiais.

 

“Objetivamos com essa parceria democratizar e ampliar com igualdade de oportunidades o acesso à educação musical, no processo de ensino-aprendizagem da linguagem musical e em todas as dimensões que possam favorecer a educação plena do ser humano”, explicou Neiva Toledo.

 

O Cemmaneco atua também com o programa Mais Educação, que é desenvolvido nas escolas de ensino fundamental da rede municipal oferecendo atividades diversas. Segundo a coordenadora do Centro de Música, os oficineiros que desenvolvem ações ligadas à música nas unidades escolares, passarão por formação para aprimorar os conhecimentos na área.

 

Serviço: As inscrições para os cursos do Cemmaneco acontecem de 1 a 15 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. O Centro de Música fica na Rua Doutor Betim, 520, Vila Marieta, telefone (19) 3236-5153.