Inscrições para cursos de Formação Continuada começam nesta quinta

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 as 08:33, por: cdb

Começam, nesta quinta-feira (1º ), as inscrições para os cursos de Formação Continuada. No total, são 20 cursos gratuitos dos quais os professores, orientadores pedagógicos e educacionais, dirigentes, auxiliares de serviços escolares da rede municipal de ensino podem participar.

O objetivo da programação é incrementar a qualidade do contexto educacional do município. As inscrições estão abertas até o dia 20 de março. Os interessados devem procurar a sala 220 da sede da Secretaria de Educação, das 9h às 17h, ou se inscrever pelo endereço eletrônico cprofor@yahoo.com.br.

Os cursos que serão ministrados, a partir do dia 7 de março, vão acontecer nos turnos da manhã, tarde e noite nos auditório e laboratório do Núcleo de Tecnologia Municipal da Secretaria de Educação, Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Centro Administrativo Municipal, além da unidade municipal Professora Ancyra Gonçalves Pimentel. A programação de cursos vai se estender até o mês de agosto na Secretaria de Educação.

As fichas de inscrições também serão distribuídas para os diretores de unidades durante a reunião que acontece, nesta quinta-feira (1º ), na secretaria de Educação, às 8h.

A grade de cursos foi montada para atender aos profissionais da rede municipal de maneira específica. A intenção é contribuir com o trabalho desenvolvido nas salas de aula e mediante a gestão das unidades de ensino. O cronograma de cursos é específico para o primeiro semestre. Cada módulo tem carga horária diferenciada e públicos específicos. No segundo semestre haverá uma nova programação..

Cronograma – Os novos cursos oferecidos são: “Tipos, gêneros textuais e nossos projetos de dizer“; “Histórico Político e Social de Educação Especial”; ”A voz do professor”; ”Transtornos Funcionais Específicos (TFE): Transtornos da Aprendizagem, de comportamento e emocionais na infância e na adolescência”, além de” A diversidade em questão através da literatura infanto-juvenil” e” O cinema entrou na escola”, que serão ministrados através de parceria com a Fundação Educacional de Macaé ( Funemac), Universidade Estadual do Norte Fluminense ( Uenf) e Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec).

Também estão abertas vagas para os cursos “Contadores de História”; “Deficiência Visual- Aspectos Biológicos e Aprendizagem”; “Programa Nacional de Alimentação Escolar”; “Programa Dinheiro Direto na Escola”; “Programa do Livro”; “ Programa do Transporte Escolar”; “Controle Social”; “ Gestão dos Programas do Livro Didático” e “Saberes e sabores na perspectiva do fazer pedagógico com a Eja” e “Atualização em Língua Portuguesa”.

Na lista ainda constam os módulos voltados para Educação Inclusiva “Deficiência Visual-Aspectos Biológicos e Aprendizagem”; “ Diferenças na Aprendizagem e Processo Mental: Alternativas Pedagógicas”; “Libras – Curso básico em etapas”; “Deficiência Visual- Sorobã”. No final dos cursos, os profissionais participantes vão receber certificados de conclusão. Eles terão que apresentar 75% de frequência.