Ingleses reforçam investimentos no Brasil

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 30 de março de 2004 as 09:20, por: cdb

A Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil (Britcham) realizou, nesta terça-feira, almoço com Andrew Henderson, cônsul geral britânico em São Paulo e diretor do UK Trade & Investment, órgão de comércio exterior do governo britânico.

Durante o encontro, o cônsul abordou a importância do UK Trade & Investment, cujo objetivo é prover um serviço integrado e buscar oportunidades para as indústrias britânicas em diversos países por meio de uma rede global. Segundo Henderson, o Reino Unido é um dos cinco maiores exportadores de bens e serviços combinados e o segundo maior em serviços do mundo.

Com isso, a entidade pretende, entre outros pontos, até 2006, atingir seis mil exportadores no Reino Unido, que poderão crescer 30% e ajudar 18 mil empresas a entrarem em novos mercados. Até o momento, o UK Trade & Investment contribuiu para que cerca de três mil novos exportadores realizassem negócios com outros países, além de ter auxiliado oito mil empresas a conquistarem espaço no exterior.

“Nossa maneira de trabalhar também mudou. Não promovemos exportações, mas trabalhamos com aproximações setoriais, que refletem a visão dos setores industriais britânicos a respeito dos mercados prioritários, como o Brasil, por exemplo”, explica Henderson.

Ainda de acordo com o cônsul, “há excelentes oportunidades para as empresas britânicas no Brasil. Entre as áreas que consideramos mais promissoras estão óleo, gás, energia, meio ambiente, saúde, indústria farmacêutica, biotecnologia, agronegócios, bens de consumo, tecnologia, mineração e segurança”. 

Para Philip Hamer, diretor executivo da Britcham, “o fortalecimento do comércio bilateral é fundamental para o desenvolvimento das indústrias do Brasil e do Reino Unido. É importante que todos conheçam quais as áreas de maior potencial para o mercado, para poder incrementar os negócios entre os países”.
 
Britcham

A Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil iniciou suas atividades em 1916, simultaneamente com sede em São Paulo e Rio de Janeiro. Desde então, sua principal missão é promover o comércio e investimentos entre o Reino Unido e o Brasil, por meio de eventos, publicações e serviços de assessoria a exportadores. Atualmente, a Britcham conta com 300 associados, entre empresas e membros individuais, no Brasil, além de instituições do Reino Unido.