Inflação baixa nas sete capitais pesquisadas pela FGV

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 2 de junho de 2006 as 11:51, por: cdb

O Índice Preços ao Consumidor-Semanal (IPC-S) baixou nas sete capitais do país pesquisadas pela Fundação Getúlio Vargas. Os dados divulgados nesta sexta-feira pela instituição mostram que, apesar de o índice nacional ter ficado abaixo de zero (-0,19%), indicando deflação, três das sete capitais pesquisadas ainda tiveram aumento de preços e registro de inflação: Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre.

Recife teve a mais alta das taxas (0,74%), enquanto São Paulo foi a cidade com a menor inflação ao consumidor: -0,54%, contra os – 0,34% da semana passada. A maior desaceleração do índice foi registrada em Porto Alegre, que passou 0,48% para 0,06% – uma diferença de 0,42 ponto percentual. No Rio, que teve a menor variação, o IPC-S passou de 0,12%, na semana passada para 0,03% no índice divulgado hoje. Em Belo Horizonte, a variação saiu de 0,23% para -0,02%.

A Fundação Getúlio Vargas calcula o IPC-S com base nos preços de cerca de 450 produtos e serviços usados por famílias com renda mensal de até 33 salários mínimos. O índice calculado semanalmente diz respeito aos trinta dias que antecedem o fechamento da pesquisa.