Indústrias dão sinais de aumento no uso da capacidade instalada

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 6 de novembro de 2003 as 21:21, por: cdb

Ao contrário do que ocorreu no primeiro semestre deste ano, as indústrias já começaram a dar sinais de que estão dispostas a aumentar o uso da capacidade instalada para produzir mais.

Segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a retomada da atividade industrial do país cresceu 0,9 ponto percentual, em relação a agosto, é o melhor resultado já registrado este ano.

Os doze estados pesquisados pela CNI apresentaram este ano incremento recorde na utilização da capacidade produtiva, com destaque para Bahia, Goiás, Ceará e Amazonas.

Apesar da disposição dos industriais em aumentar o uso de equipamentos para atender a demanda do mercado, a capacidade instalada registrada em setembro ainda está abaixo dos índices calculados em 2002.

Dos doze estados avaliados pela CNI, nove reduziram o uso da capacidade de produção, em relação a setembro do ano passado, principalmente Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Pernambuco, Goiás e Ceará foram os únicos que apresentaram índices melhores, em relação ao mesmo período de 2002.