Deputados da base de apoio ao governo na Câmara receberam nesta quarta-feira do ministro da Fazenda, Guido Mantega, a notícia de que o Executivo anunciará na terça-feira (3) novas medidas para estimular o setor industrial. O foco estará na continuidade da desoneração da folha de pagamento das empresas, além da ampliação de investimentos para a indústria.
O ministério deve incluir novos setores no processo de desoneração da folha de pagamentos. Hoje já são beneficiadas as indústrias de confecção, calçados, móveis e softwares.
Além disso, segundo o deputado Hugo Leal (PSC-RJ), Mantega sugeriu que a votação sobre a divisão dos royalties do petróleo seja programada para o fim do ano, após as eleições municipais. “Ele vê com preocupação o tema dos royalties e avalia que precisa haver ponderação no debate; na visão dele, isso deve ser discutido após o calor das eleições, porque se trata de divisão de recursos”, observou o parlamentar.
Da reunião proposta pelo ministro, participou também a deputada Sandra Rosado (PSB-RN). Ela disse acreditar que o encontro faz parte da estratégia de retomar o estreitamento da relação do governo com os partidos da base aliada, após as tensões que marcaram nas últimas semanas o diálogo entre Executivo e Legislativo.
Reportagem – Keila Santana/Rádio Câmara
Edição – João Pitella Junior