Indústria dos EUA apresentam primeiros sinais de recuperação

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 4 de setembro de 2001 as 14:45, por: cdb

A economia dos Estados Unidos dá os primeiros sinais de recuperação, principalmente no setor industrial.

A Associação Nacional de Gerenciamento de Compras divulgou que o índice de produção industrial mensal subiu para 47,9 em agosto, em comparação com os 43,6 do mês passado. Bem acima das previsões.

A pesquisa da associação puxou para cima outros indicadores econômicos do país. O índice Dow Jones subiu cerca de 100 pontos.

Nos mercados estrangeiros, o dólar subiu em relação ao euro, sendo negociado a 89,07 centavos de euro.

Ganhos

Segundo a agência de notícias Reuters, o índice mostrado pela Associação Nacional de Gerenciamento de compras mostrou um ganho significativo, se comparado com os últimos cinco anos. Isto é mostrado pelo aumento registrado nos pedidos e na produção das indústrias.

O índice da associação se manteve baixo durante 13 meses, mas os indicadores de agosto se mostraram os melhores desde novembro de 2000. Em janeiro deste ano, chegou ao seu patamar mais baixo, 41,2.

A pesquisa do número de pedidos para indústrias – um dos sinais mais importantes da demanda pela fabricação de bens de consumo – também foi divulgada pela associação. Aumentou para 53,1 em agosto, dos 46,3 medidos em julho.

É o primeiro aumento neste indicador em mais de um ano.

Os indicadores de produção divulgados pela associação também subiram – dos 46,4 registrados em julho para 52,2 em agosto.