Indonésia terá eleições em abril

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 15 de março de 2003 as 08:57, por: cdb

A Indonésia escolheu 5 de abril de 2004 para realizar as eleições para escolher os 500 deputados de sua Assembléia Nacional (Câmara Baixa), segundo publicou neste sábado, o jornal “The Jakarta Post”.

O diretor da Comissão das Eleições Gerais (KPU, em indonésio), Nazaruddin Sjamsuddin, informou que a escolha dessa data é apropriada porque é em um feriado, e porque é uma época de tempo bom e estável.

A KPU calcula que mais ou menos 230 formações políticas concorrerão nestas eleições, e dispõem até outubro para apresentar suas candidaturas.

Nas eleições parlamentares de 1999 foram registrados 141 partidos e apenas 48 passaram à revisão de classificação feita pelo Ministério da Justiça e Direitos Humanos e a KPU.

O sistema eleitoral indonésio tem reservado uma parte do Parlamento ao estamento militar, privilégio estabelecido pelo ex-presidente Suharto (1967-98) e cuja proporção varia; nas últimas eleições foram 38 cadeiras.

Também se espera que nos seis meses seguintes às eleições parlamentares aconteçam as primeiras eleições diretas de presidente e vice-presidente da quarta nação mais povoada do mundo, com 212 milhões de habitantes.

A Câmara Alta da Indonésia é a Assembléia Consultiva do Povo, cujo cometido até o momento consistiu em escolher o chefe de Estado e o vice-presidente, e legislar em assuntos constitucionais.

O fórum da Assembléia Consultiva do Povo foi cortado nas últimas eleições para 700 cadeiras: as 500 do Parlamento e as demais designadas pelo presidente entre os distintos setores sociais do país.