Indonésia ordena reorganização da Agência Coordenadora de Ajuda

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 17 de janeiro de 2005 as 06:31, por: cdb

O presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, ordenou reorganizar a Agência Nacional Coordenadora de Ajuda para Catástrofes e Refugiados (Bakornas) dirigida pelo vice-presidente Jusuf Kalla, para melhorar seu funcionamento, informou nesta segunda-feira a imprensa local.

No conselho de ministros realizado ontem, domingo, o governante criticou as agências estatais que operam na zona por obstaculizar, devido à descoordenação, os trabalhos de ajuda nas províncias de Aceh e Sumatra do Norte, as áreas mais afetadas pelo maremoto de 26 de dezembro.

– Ordenamos identificar os elos débeis na cadeia para melhorar a organização da Agência (Bakornas), acelerar os trabalhos de ajuda humanitária. – indicou o ministro de Bem-estar Social ao fim da reunião ministerial.

O presidente indonésio tomou a decisão depois que na semana passada visitou as ilhas Nias e Sumatra do Norte onde encontrou a situação muito melhor que em Aceh.

Susilo, que na sexta-feira passada criticou abertamente a pobre atuação de Bakornas, deu como prazo amanhã, terça-feira, para que esta agência comece a funcionar como é devido.

As divergências entre o presidente e o vice-presidente começaram na semana passada quando Kalla autorizou, utilizando concorrências presidenciais, a criação de uma equipe nacional para organizar os trabalhos de ajuda e emergência em Aceh.

Susilo até agora não recomendou a substituição de Kalla como diretor de Bakornas e se conformou em substituir funcionários médios.