Indonésia decide publicar a cada mês lista com contribuições obtidas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 26 de janeiro de 2005 as 06:17, por: cdb

As autoridades indonésias publicarão a cada mês uma lista com todas as contribuições obtidas e sua utilização para dissipar os temores de corrupção, informa, nesta quarta-feira, a imprensa local.

– Anunciaremos a cada 26 de cada mês o dinheiro que recebemos e onde foi parar. – anunciou o Ministro indonésio do Bem-estar Social, Alwi Shihab, responsável pelas operações de auxílio na província de Aceh.

Quatro bilhões de dólares em ajudas, empréstimos e perdão de dívida foram comprometidos por parte da comunidade internacional para apoiar a Indonésia em seus esforços de reconstrução de Aceh, devastada depois do maremoto de 26 de dezembro.

No entanto, as denúncias realizadas por voluntários e pessoal local na qual soldados e funcionários estão exigindo “pagamentos administrativos” para escoltar os caminhões que distribuem ajuda, provocaram dúvidas sobre a retidão das autoridades no uso dos fundos.

O último relatório da “Transparency International” publicado em outubro passado situou a Indonésia como o segundo país, atrás da Birmânia, mais corrupto do Sudeste Asiático, enquanto na lista mundial foi colocada no décimo-primeiro lugar.

De acordo com cálculos das instituições internacionais, cerca de 30% da ajuda financeira “desaparece” nos bolsos de funcionários indonésios corruptos.

O presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, se comprometeu a fazer da luta contra a corrupção o objetivo prioritário de seu mandato, agora complicado pela catástrofe que segundo cifras do Ministério da Saúde indonésio soma 230.000 vítimas entre mortos e desaparecidos.