Indonésia ainda tem 40 mil desaparecidos

Arquivado em:
Publicado Quarta, 19 de Janeiro de 2005 às 07:07, por: CdB

O presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, informou nesta quarta-feira que cerca de 40 mil pessoas ainda estão desaparecidas em Aceh, na Indonésia, e a província precisar de três a cinco anos para ser reconstruída.

Quase todos os 115.229 mortos na Indonésia por causa da tsunami de 26 de dezembro estavam em Aceh. O país teve quase dois terços das mortes no desastre, que desencadeou a maior operação de ajuda humanitária desde a Segunda Guerra Mundial.

- Até agora, sabemos que há mais de 100 mil mortos e 40 mil desaparecidos - informou o presidente, numa conferência anual de países que ajudam financeiramente a Indonésia, em Jacarta. Há cerca de 500 mil pessoas nos campos de emergência e milhares de órfãos - disse ele. 

O Ministério da Ação Social já tinha admitido nesta terça-feira que havia 12.070 desaparecidos. Ainda não está claro por que o presidente está usando um número maior.

- Talvez nunca saibamos a escala exata das mortes. A tarefa mais urgente agora é providenciar ajuda emergencial e continuar a fase de reabilitação e reconstrução, que vai durar de três a cinco anos - disse ainda o presidente.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo