Índice de Desenvolvimento Humano é isso aí…

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 11 de maio de 2006 as 17:13, por: cdb

Ganância
Os milênios passam e o homem não muda, em sua insensata busca de dinheiro e poder. Escavações na tumba de Oin, o primeiro imperador da China, mostram que ele foi sepultado debaixo de um monte de moedas. Oin é um péssimo exemplo para muitos políticos brasileiros, que só pensam em fazer fortuna.

Maluf e Pitta
Acusado de crimes contra o sistema financeiro, corrupção, lavagem e formação de quadrilha, o ex-prefeito Paulo Maluf ameaça candidatar-se a deputado federal. Seu sucessor Celso Pitta, que responde a vários processos, também é candidato. Com certeza, serão eleitos.

Figuração
O presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad tentou um avanço social, mas teve de retroceder. O governante autorizou as mulheres a comparecerem aos estádios de futebol, em locais reservados, mas o líder islâmico aiatolá Ali Khamenei revogou a medida. No Irã, quem manda são os aiatolás. Os políticos fazem apenas figuração.

A domicílio
Na Dinamarca, um deficiente físico está brigando na Justiça para conseguir que o governo o ajude a pagar as prostitutas. Torben Hansen sofre de paralisia cerebral, que afeta a fala e a mobilidade, e acredita que o governo tem a obrigação de arcar com os custos extras do atendimento sexual a domicílio. Se a moda pega…

Juventude I
As Nações Unidas traçam um panorama preocupante dos jovens, que representam 18% da população mundial. São extremamente vulneráveis à Aids: dez milhões têm a doença e 50% das novos casos os atingem. Além disso, 200 milhões de jovens vivem com menos de US$ 1 por dia, e 88 milhões não têm emprego.

Juventude II
Força essencial para o desenvolvimento das nações, os jovens começam a beber e se drogar cada vez mais cedo e sofrem com as guerras, seja através de recrutamento forçado ou como alvo de violências. Na última década, os conflitos dizimaram dois milhões deles. Hoje, a maioria dos jovens não tem futuro algum.

Soja
Além de ser antioxidante, reduzir o risco de doenças cardíacas e prevenir o câncer, a soja também diminui o colesterol, segundo um estudo divulgado em Chicago. Consumir duas porções diárias de proteína de soja crua reduz o colesterol em até 9%. O tofu (queijo) e o leite de soja são alguns dos alimentos recomendados.

SOS cadeia
Em Ferrara, no norte da Itália, o argelino Ahmed Salhi, sentenciado a nove meses de prisão domiciliar, pediu à Justiça para mandá-lo de volta à cadeia porque não agüentava mais as implicâncias de sua mulher italiana.  O tribunal concordou com o pedido e Salhi ficará preso o resto da pena.