Índice de confiança do consumidor brasileiro está em declínio

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 28 de março de 2011 as 10:55, por: cdb
Consumidor
Índice de Confiança do Consumidor

A confiança do consumidor brasileiro diminuiu em março, quando uma melhor avaliação da situação atual foi contrabalançada pela piora das expectativas. O índice de confiança caiu 2%, para 120,1 pontos, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV), nesta segunda-feira: “As avaliações sobre o momento atual pelo segundo mês consecutivo pouco se alteraram, mas as expectativas em relação aos meses seguintes tornaram-se menos otimistas”, disse a FGV em nota.

O componente de situação atual avançou 0,2%, atingindo 145,0 pontos, enquanto o de expectativas (IE) declinou 3,8%, para 106,8 pontos, ficando abaixo da média histórica de 107,8 pontos. “A maior contribuição para a queda do índice de confiança em março de 2011 foi dada pelo quesito que mede o grau de otimismo com a evolução da situação econômica geral nos seis meses seguintes”, acrescentou a FGV.

A proporção dos consumidores que estimam melhora caiu de 30,9 por cento em fevereiro para 29,2% em março. A pesquisa foi feita com mais de 2 mil domicílios em sete das principais capitais brasileiras entre 28 de fevereiro e 23 de março.