Índia faz teste com míssel terra-ar no golfo de Bengala

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 25 de junho de 2003 as 11:08, por: cdb

A Índia testou novamente o míssil terra-ar de fabricação nacional Trishul, nesta quarta-feira, no centro de tiro de Chadipur, nordeste do Estado oriental de Orisa, no litoral do golfo de Bengala.

Pelo quarto dia consecutivo, segundo o porta-voz do ministério da Defesa, os especialistas testaram diversos sistemas do míssil, especialmente seus mecanismos de pontaria, num lançamento feito às de uma plataforma terrestre móvel contra um pequeno avião não tripulado.

O Trishul, um míssil fabricado pela Organização de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa da Índia, é efetivo contra aeronaves a uma distância entre 500 metros e 9 quilômetros do ponto de lançamento e pode ser disparado de terra, mar e ar.

Este míssil, que utiliza combustível sólido e alcança uma velocidade supersônica, tem três metros de comprimento e um diâmetro de 20 centímetros e pode levar uma ogiva explosiva de 15 quilos.

A Índia, dentro de sua corrida armamentista com o Paquistão e a China, desenvolveu nos últimos anos mísseis de diversos tipos, de curto, médio e longo alcance, alguns deles com capacidade para levar ogivas nucleares.