Índia confirma Cúpula dos Brics para quinta-feira

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 26 de março de 2012 as 15:23, por: cdb

A Índia confirmou nesta segunda-feira (26) que a 4ª Reunião de Cúpula dos Brics será realizada na próxima quinta-feira em Nova Delhi com a participação dos presidentes do Brasil, Rússia, China e África do Sul, tendo como anfitrião o primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh.

A presidente Dilma Rousseff, do Brasil e os presidentes Dimitri Medvedev, da Rússia; Hu Jintao, da China; e Jacob Zuma, da África do Sul, assistirão ao fórum, que será realizado sob o lema de “Associação Brics pela estabilidade mundial, segurança e prosperidade”, disse em coletiva de imprensa o secretário para Assuntos Econômicos do Ministério indiano do Exterior, Sudhir Vyas.

Ele explicou que o evento coincide com um persistente processo de desaceleração mundial, complicado pela evolução lenta da zona do euro, e com importantes acontecimentos no oeste da Ásia, com implicações de amplo alcance para a região e o mundo.

Isso fará com que os líderes dos países do bloco Brics enfrentem um panorama complicado, mas rico e ambicioso, indicou.

Entre outros temas incluídos na agenda da Cúpula, Vyas mencionou a segurança alimentar e energética, a mudança climática e o crescimento inclusivo, que continuam sendo – afirmou – objetivos essenciais para que possamos cumprir com o objetivo de erradicar a pobreza de grande parte do mundo em desenvolvimento.

Segundo o porta-voz indiano, na quarta-feira (28) será realizada uma reunião dos ministros de Comércio para relançar a cooperação intergovernamental a fim de fomentar os intercâmbios entre os membros do grupo, e entre estes e o resto do mundo.

Nesse mesmo dia, os titulares dessas pastas e os empresários que integram as respectivas delegações participarão em um fórum empresarial organizado pelas câmaras de comércio e indústria da Índia.

As sessões estarão concentradas na melhoria das relações financeiras para fomentar o comércio e os investimentos entre os Brics; a cooperação em segurança energética, com ênfase nas fontes renováveis e em matéria de tecnologias da informação e inovação.

Vyas disse que na própria quarta-feira ocorrerá o Fórum Financeiro Brics, que com a participação dos bancos de fomento e de exportação e importação das nações membros, enfocará a criação de um mecanismo de cooperação interbancária da associação.

A Cúpula propriamente dita se realizará na quinta-feira (29) e começará com um evento cultural e um jantar que a presidenta da Índia, Pratibha Patil, oferecerá aos líderes dos cinco países.

A primeira parte da reunião será uma sessão fechada de consultas entre os mandatários, seguida de outra que, com caráter de plenária, estará aberta aos meios de comunicação.

Posteriormente, os mandatários presenciarão a assinatura de dois acordos entre os bancos dos Brics antes mencionados, e darão a conhecer um relatório centrado nas sinergias e na complementaridade de nossos países, afirmou o porta-voz indiano.

Os dirigentes também publicarão uma Declaração de Nova Delhi, que sintetizará a essência de suas deliberações, e comparecerão perante os meios de comunicação.

A realização na Índia da 4ª Cúpula dos Brics propiciará igualmente aos líderes dos países membros a possibilidade de realizarem em paralelo reuniões separadas para analisar o estado das relações bilaterais.

Como fechamento – apontou Vyas – o premiê Manmohan Singh oferecerá um almoço em homenagem a seus colegas.

Prensa Latina

 

..