Incorporação de empresa argentina com a Petrobras faz produção crescer 250%

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 17 de junho de 2003 as 14:57, por: cdb

Com a compra da Petrobras Energia (Pesa), novo nome da empresa argentina Perez Companc (Pecom), a produção da empresa brasileira de petróleo no exterior foi acrescida de 165.131 barris/dia. Com isso, a produção da Petrobras no exterior passou de 70.182 barris extraídos em abril, para 244.710 barris de óleo e gás em maio, com expansão de 250%.

A Pecom foi comprada recentemente pela estatal brasileira. Segundo dados divulgados pela Petrobras, com a produção da Pesa, que é originária da Argentina, Bolívia, Equador, Peru e Venezuela, a empresa brasileira passou a produzir petróleo e gás em oito países, além do Brasil.

Embora o controle acionário da Pecom tenha sido adquirido em outubro de 2002, a produção foi incorporada em maio, depois que a operação foi aprovada pelo órgão regulador do governo argentino (CNDC). A produção total de petróleo e gás natural da Petrobras (Brasil e exterior) em barris equivalentes alcançou, em maio de 2003, a média diária de 2.015.591 barris, superando em cerca de 7% a produção total do mês anterior, em função exatamente da incorporação do volume produzido pela Petrobras Energia, nova empresa do sistema internacional do Sistema Petrobras.