Incêndios matam ao menos cinco nos EUA

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 29 de dezembro de 2005 as 11:09, por: cdb

Pelo menos cinco pessoas morreram em incêndios que atingiram regiões do Texas e de Oklahoma, nos Estados Unidos. Os incêndios, que foram rapidamente propagados pelo vento e o tempo seco, destruíram quase 200 casas e queimaram milhares de acres de terra nos últimos dois dias. Os ventos mais calmos de quarta-feira ajudaram a conter muitos incêndios, mas a meteorologia prevê ventos mais fortes neste fim-de-semana. Os incêndios teriam sido provocados por crianças brincando com fogos de artifício, pontas de cigarro e pessoas queimando lixo.

Estima-se que 124 casas foram destruídas no Texas e 50 no estado vizinho, Oklahoma. A área mais afetada foi a cidade de Cross Plains, no centro do Texas, onde os incêndios forçaram mil pessoas a abandonar suas casas. Duas mulheres idosas morreram em suas residências na terça-feira, quando as chamas passaram pela área, destruindo 81 casas. A moradora de Cross Plains Patricia Cook disse que sua casa foi salva por seu filho de 18 anos e um amigo.

– O incêndio estava literalmente beliscando seus calcanhares. Ele simplesmente pegou a mangueira e começou a jogar água nas coisas. –  disse Cook.

Outras duas pessoas teriam morrido no Texas e uma quinta pessoa em Oklahoma, de acordo com notícias da mídia local. Na cidade de Mustang, em Oklahoma, que foi bastante danificada, as pessoas que moram nas proximidades do fogo foram obrigadas a abandonar suas casas. Ventos de até 65 km/h passaram pela região, enquanto que as temperaturas atingiram 27ºC.

– Existe pouca ou nenhuma possibilidade de chuva nos próximos dias – afirmou Jack Colley, chefe da divisão de administração de emergências do Texas.