Incêndio paralisa reator nuclear na Suécia

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 14 de novembro de 2006 as 12:49, por: cdb

O reator número três da usina nuclear sueca de Ringhals, cerca de 60 quilômetros ao sul de Gotemburgo, permanecerá parado por vários dias em conseqüência de um incêndio em um de seus dois transformadores nesta terça-feira. O fogo, que começou pouco depois da meia-noite por causas ainda desconhecidas e não deixou feridos, foi apagado pela brigada de incêndio da usina, a maior da Suécia. Por isso, as autoridades suecas descartaram hoje os riscos de um escape radioativo.

O incidente produziu uma grande quantidade de fumaça e chamas, assim como um aumento da temperatura, que impediu os técnicos de inspecionar a área onde se encontra o transformador, a cerca de 200 metros do reator, até que haja um esfriamento. A Agência Estatal de Controle Nuclear (SKI) acompanhou a evolução do incêndio durante a madrugada e informou que todos os sistemas de segurança do reator funcionaram de forma correta.

As autoridades suecas reconheceram que o reator, que precisa de dois transformadores para funcionar, deverá permanecer parado por alguns dias, embora tenham evitado dar detalhes.O incêndio em Ringhals ocorre um mês depois da reativação dos dois reatores da central de Forsmark, no leste do país, que permaneceram parados por várias semanas devido a um escapamento interno em um refrigerador e a um curto-circuito.