Inaugurado Viveiro Municipal que vai produzir 300 mil mudas por ano

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 26 de janeiro de 2012 as 13:45, por: cdb

Tweet   O Viveiro Municipal está localizado no Parque Natural de Porto Velho e tem capacidade para 300 mil mudas por ano. Em cerimônia nesta quarta-feira, 18, o prefeito em exercício, Emerson Castro e o secretário adjunto de Meio Ambiente (Sema), Flávio Morais receberam o novo parque do representante da Santo Antônio Energia , Alexandre Queirós. No local onde antes era a jaula de uma onça, agora vai funcionar um escritório, um refeitório, uma cozinha e todos os mecanismos para que possa continuar a produzir.
    Emerson Castro, disse que são muitos os benefícios para a cidade das novas árvores produzidas, no local. “Sabemos que o nosso clima é muito quente e Porto Velho necessitava desse viveiro para produzir árvores de nossa região e melhorar o micro clima da cidade, uma vez que tem cada vez mais calçadas e asfalto. Esse trabalho só é efetivo se for feito com boas mãos como a dos nossos viveiricultores. Um pessoal que trabalha de forma que permita essa produção que vai desde a semente até a fase em que está preparada para o plantio, e para isso tem que ter mão boa. Este viveiro é o coração do programa de arborização das vias públicas bem como das residências. Ele permite que tenha um maior sombreamento, mesmo que a temperatura da cidade seja mais elevada, a sensação de bem estar é melhor, pois está sombreada, isso permite a melhoria da qualidade de vida do portovelhense”, afirma.     Flávio Morais, adjunto da Semas conta que esta entrega vem efetivar a parceria com a Santo Antonio Energia e que a secretaria aprendeu muito com este processo de arborização. “As mudas que plantávamos eram produzidas fora e foi novo para todos nós, aprender a produzir. Aproveitamos as mudas plantadas aqui para beneficiar a sociedade através de programas como o ‘Disk uma Árvore’ e o ‘Nasce uma Vida, Plante uma Árvore’, que consiste em a cada criança nascida, os pais solicitam o plantio de uma árvore na frente da sua casa e estes recebem o certificado de ‘Amigos da Natureza’. Programas que fazem uma ligação da população com a prefeitura, facilitada pelo viveiro. Vamos sempre contar com a parceria da Santo Antônio Energia, para ter mais base e dar continuidade a estas atividades”, disse.
    Alexandre Queirós, da Santo Antônio Energia, disse que com o projeto, a cidade tem agora mais sombra e menos fumaça. “Foram repassadas para a prefeitura seis mil mudas, parece pouco mais a princípio, mas não vai parar por aí. A gente espera que isso seja um pontapé e que esta continuidade traga sombra, mais passarinhos e menos calor e fumaça. Agradecemos a todos os funcionários que trabalharam e também aos que não estão mais aqui e queremos consolidar essa parceria com o município e dizer a secretaria de Meio Ambiente que este olhar traga mais qualidade para a população”, comenta.
 
Visitação
 
   Telêmaco Lima Lins, diretor do departamento Conservação e Proteção Ambiental (DCPA) do Parque Natural, conta que o viveiro está aberto a visitação aos domingos “Uma equipe técnica conduz os visitantes em grupos e fazem vista na trilha, passam no viveiro e também no orquidário. É importante explicar que não entregamos as mudas aqui, somente o Disk uma Árvore 0800 647 5445”, disse Telêmaco.
 
Por Rebeca Barca
Fotos: Quintela