Inauguração da Academia na Praça do SIR é comemorada por moradores do bairro

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 28 de março de 2012 as 13:32, por: cdb

Os moradores do Conjunto SIR fizeram da noite de ontem (27) um momento de descontração e de prática de exercícios com a inauguração da primeira Academia na Praça do bairro. A estrutura conta com 10 equipamentos, sendo que, entre eles, encontra-se uma placa com orientações sobre como os usuários devem se alongar e os benefícios que cada um dos equipamentos disponíveis proporciona.

A prefeita Elisa Costa esteve presente e deixou uma mensagem de preservação e conscientização aos moradores quanto ao uso dos equipamentos. “É com muita alegria que retorno ao SIR, em especial a esta praça. Neste dia de inauguração, quero deixar uma mensagem para jovens e adultos. A academia é para todas as idades e vamos discutir com a Associação dos Moradores do bairro a melhor forma de se utilizar os equipamentos. Quero pedir a todos que tenham cuidado com a utilização dos equipamentos e preservem esta academia”, disse.

A profissional de serviços gerais, Sacratíssima Barbosa Marques, 56 anos, acorda às cinco da manhã para utilizar a academia e está satisfeita com a nova estrutura no bairro. “Nós, moradores do bairro, estamos achando ótimo ganhar esta academia. Pratico exercícios na academia antes ir para o serviço, mas é preciso conscientizar a todos sobre a preservação da estrutura e deixar claro que os equipamentos não são brinquedo”, destacou a moradora.

Além de estimular a prática de exercícios físicos em espaços abertos, as Academias na Praça constituem uma alternativa acessível e gratuita para todas as idades, apesar de a estrutura ser voltada para pessoas com mais de sessenta anos. Alguns dos equipamentos, inclusive, são destinados a pessoas em cadeiras de rodas, possibilitando o fortalecimento de articulações e musculatura de braços, antebraços, ombros e peito.

Além de melhorar a função cardiorrespiratória, os equipamentos auxiliam no aumento da flexibilidade, fortalecimento e alongamento dos membros, mobilidade das articulações, fortalecimento da musculatura e desenvolvimento da coordenação motora.  A estrutura custou cerca de R$ 25 mil.