Imprensa espanhola equipara Ronaldinho a Ronaldo

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 20 de dezembro de 2005 as 10:27, por: cdb

O prêmio de melhor jogador do mundo dado na noite de segunda-feira pela Fifa ao brasileiro Ronaldinho, do Barcelona, pelo segundo ano consecutivo, foi destaque nos principais jornais espanhóis desta terça-feira.

“Ronaldinho arrasou no FIFA World Player”, diz a chamada de capa do diário esportivo As, lembrando que somente Ronaldo, atualmente no Real Madrid, havia conseguido dois prêmios de melhor do mundo consecutivos, em 1996 e 1997.

“Ronaldinho já está à altura de Ronaldo”, diz o texto do jornal, que destaca que os 956 pontos obtidos pelo atacante brasileiro representam a maior votação já obtida na história do troféu da entidade máxima do futebol mundial.

Outro grande diário esportivo espanhol, o Marca, afirma que “Dinho é o número um não só por ter recebido esse prêmio, mas também porque nesta temporada o brasileiro ganhou todos os prêmios individuais”. “Neste ano, o brasileiro pôs todos de acordo”, diz o jornal.

O Marca observa que o prêmio “vem referendar o grande momento que vive o Barcelona”, equipe que venceu o último campeonato espanhol e lidera o atual com folga.

O jornal El País, por sua vez, traz uma reportagem intitulada “Ronaldinho é o melhor para todos”, em que lembra que Ronaldinho “foi eleito por duas vezes num mês” como o melhor jogador do mundo, primeiro com a Bola de Ouro, concedida pela revista France Footbal, a partir da votação de cronistas esportivos, e agora com o troféu da Fifa, baseado na votação de treinadores e capitães das seleções nacionais.

Na Grã-Bretanha, os jornais destacaram a segunda colocação no prêmio obtida pelo meia Frank Lampard, do Chelsea, com 306 votos. “Lampard tem o prêmio máximo negado por Ronaldinho”, diz o título de uma reportagem publicada pelo Daily Mail.

O jornal The Daily Telegraph lembra que os dois jogadores e também o terceiro colocado, o camaronês Samuel Eto’o, também do Barcelona, devem se encontrar em campo em fevereiro, para a disputa das oitavas-de-final da Copa dos Campeões da Europa. As duas equipes já haviam se enfrentado no ano passado, quando o Chelsea levou a melhor.

“O Chelsea conseguiu superar Ronaldinho e o Barcelona na Copa dos Campeões na temporada passada, e o encontro entre possivelmente a melhor defesa da Europa com o melhor ataque deixa os amantes do futebol contando os dias até a primeira partida em fevereiro”, diz o jornal.